Seguidores

Páginas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dicas do Lar

Acabe com o mofo dos armários

Problemas com umidade e mofo são mais comuns do que parece. Para evitar o problema, é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos que causam o mofo.


Por isso, o primeiro passo é abrir as janelas, as portas dos armários e as gavetas e procurar arejar o ambiente todos os dias, pelo menos por 15 minutos diários. Dias de sol e vento são perfeitos para eliminar cheiro de umidade ou mofo da casa e dos armários.

O segundo passo é sempre guardar as roupas limpas e secas. Se você usou uma peça mas ainda não vai lavá-la, deixe-a fora do armário pelo menos três horas para a umidade e cheiros saírem. Mesmo que você não sinta, a umidade está lá e vai ficar fechada no armário junto com roupas limpas.

Nunca armazene roupas em sacos plásticos. Elas ficam abafadas e cria-se umidade dentro dos sacos.

No final do inverno, faça uma inspeção geral (olhar e cheirar) em todas as roupas. Atenção às golas, colarinhos, cotovelos, punhos e barras, Lave tudo o que puder ser lavado, antes de esquecer-se delas até o próximo outono.
Mofo em guarda-roupa embutido
Para quem esta pensando em executar um trabalho de marcenaria, a dica é mandar instalar placas de isopor nas paredes, ou deixar uma distancia razoável entre a parede e a madeira.

Existem guarda-roupas que são verdadeiras “buchas” absorvedoras de umidade, principalmente os feito em madeira prensada. O ideal aqui é passar verniz por dentro do armário para plastificar a madeira.

Se o armário não for de embutir, melhor ainda. Abra e retire todas as roupas e partes que saiam facilmente, compre verniz anti-mofo e passe no fundo e em todas as partes internas, incluindo gavetas.

Outra dica é evitar que a mobília fique encostada na parede – deixe no mínimo cinco centímetros de espaço para a circulação do ar.

Mais receitas caseiras para combater o mofo:
- Coloque um recipiente com pedaços de carvão ou giz no fundo dos armários.Troque o produto uma vez por semana.



- Espalhe saquinhos de sílica gel pelo interior das gavetas

- Pendure no armário uma meia fina velha com serragem de cedro dentro, dessas que encontramos em qualquer marcenaria, para evitar o mau cheiro.

Eliminem o mofo e tratem a madeira ou compensado para prevenir, e não remediar. Mofo é coisa séria e faz mal à saúde.

Nenhum comentário: