Seguidores

Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os prós e contras do chocolate

Os prós e contras do chocolate


por Bem Viver em 27.03.2012










O chocolate tem como matérias-primas o cacau, açúcares e gorduras, trazendo benefícios à saúde, mas também prejuízos, caso consumido em excesso. O Blog Bem Viver consultou a nutricionista da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Cláudia Montal, para conversar sobre o que o senso comum costuma dizer a respeito desse alimento repleto de curiosidades. Será que dá espinha mesmo? Será que engorda? Será que realmente faz bem ao coração? Leia abaixo e esclareça suas dúvidas.



Para começo de conversa, chocolate não provoca o aparecimento de espinhas. “Ao contrário do que muita gente pensa, as espinhas não são conseqüência do consumo de chocolate. As espinhas são causadas por hormônios do organismo”, esclarece a nutricionista. Vale lembrar que a limpeza da pele, sim, é importante para prevenir este problema típico da adolescência.



Outra boa notícia é que o chocolate, contanto que seja preferencialmente amargo, ou pelo menos meio-amargo, provoca bom humor. Isso mesmo. A sensação de bem-estar ao comer uma deliciosa barra de chocolate, por exemplo, é o que faz com que muita gente seja apaixonada por essa guloseima, como explica Cláudia Montal. “Ao consumir o chocolate, as taxas de serotonina são elevadas, provocando uma sensação de bem estar e alegria, por isso muita gente é viciada nesse doce”.



Para quem não sabe o que é serotonina, trata-se do hormônio que atua como molécula neurotransmissora, ou seja, com papel importante na comunicação entre os neurônios. Em baixa quantidade, pode desencadear uma série de problemas. Entre eles, depressão, fome compulsiva, irritabilidade, desânimo, falta de disposição, insônia, dor de cabeça, enjôo e falta de concentração. Então, ponto para o chocolate!



Ninguém gosta de ver rugas na pele. Pois bem. Para evitá-las, coma chocolate. Afinal, o cacau possui altos níveis de antioxidantes que, por sua vez, eliminam os radicais livres do organismo responsáveis pelo envelhecimento das células. Não é a fórmula da juventude, mas ajuda na preservação da pele. Ainda tem mais uma qualidade desta delícia. Segundo Cláudia Montal, quanto mais amargo for o chocolate, mais benefícios para a saúde. “O chocolate amargo faz bem para o coração ao diminuir a possibilidade de um AVC (acidente vascular cerebral). E quanto mais amargo, melhor.”



Mas não pense em sair por aí comendo essa guloseima à vontade, alerta a nutricionista. “O ideal é consumir apenas 30g por dia. É difícil fazer isso. Mas, ao ganhar um ovo de páscoa, por exemplo, divida-o em vários pedacinhos e tente comer um pouco a cada dia”. Vale lembrar que, se for consumido em excesso, o chocolate pode levar à obesidade, o que acarreta várias outras doenças. Além disso, Cláudia Montal afirma que o melhor horário para se comer, não só chocolate, mas qualquer tipo de alimento rico em carboidratos, é durante o dia. À noite, perto da hora de dormir, nosso organismo não vai ter tempo suficiente para gastar as calorias ingeridas.



E, por fim, um alerta importante. Está enganado quem compra chocolate diet, indicado para diabéticos, achando que pode comer o quanto quiser que não vai fazer mal à saúde. Na constituição deste tipo de chocolate, para superar a falta de açúcar e atribuir gosto ao doce, as taxas de gorduras são aumentadas. Ou seja, nada de chocolate diet se não quiser engordar.



É isso aí. O chocolate pode fazer bem ou mal ao nosso organismo. Cabe a você escolher o lado bom e desfrutar dessa iguaria deliciosa.



Nenhum comentário: